Close
Pré-agendar consulta

Agende sua consulta: 16 3285.1816

QI e Yin-Yang

O Qi é o ponto central da Medicina Tradicional Chinesa. Trata-se de uma energia que circula por todo o corpo. A tradução de Qi é a “energia vital”.

Visorium Iridologia - Medicina Tradicional Chinesa

O Qi flui através de uma série de canais de energia, ou meridianos, que se dispõe ao longo do corpo, muitos destes canais acompanham as principais artérias e veias e ligam-se aos órgãos internos para fazer circular o Qi por todo o corpo. Pode ser descrito de várias maneiras, dependendo da fonte, da localização e o papel que ele desempenha no organismo.  O Ato de regular e estimular o fluxo de Qi é um princípio básico de compreensão do papel da doença e da saúde do corpo.

Os termos Yin e Yang são usados ​​para descrever as condições opostas no corpo, e vêm da crença chinesa de que todas as coisas do mundo têm dois aspectos, que são ao mesmo tempo opostos e interdependentes. Os praticantes da Medicina Tradicional Chinesa acreditam que o equilíbrio do yin e do yang é necessário para a saúde.

Visorium Iridologia - Medicina Tradicional Chinesa

O Yin descreve qualidades que são escuro, passivo, feminino, receptivo, e associa-se com a noite. Yin é freqüentemente simbolizado por água ou terra.

O Yang descreve qualidades que são luz, brilhante, ativo, masculino e associa-se com o dia. Yang é simbolizado normalmente pelo fogo ou ar.

Dentro do corpo, cada órgão possui as qualidades de ambos, Yin e Yang, embora alguns órgãos e funções podem ter mais de uma qualidade do que o outro. Por exemplo, o coração é considerado um órgão yin, enquanto o estômago é considerado uma víscera yang.